Skip to content
Aviso: por motivos técnicos e de segurança, este site teve de ser reconstruído de raiz. Algumas das suas funcionalidades e páginas anteriores perderam-se e é possível que algumas ligações tenham sido quebradas.

Plenário - 2014-03-13 - acta

CADPP, 12/04/2014

Ordem de trabalhos prevista

  1. Carta de funcionamento – discussão e aprovação – escolha dos membros do Secretariado.

  2. Informações. Actividades de outros movimentos e organizações, dentro e fora de Portugal.

  3. Colaboração e coordenação com outras organizações e iniciativas – A iniciativa de Evelyn Houard e a petição sobre uma auditoria cidadã.

  4. Programação de actividades do CADPP – Publicações CADPP; venda e financiamento.

Presenças

Estiveram presentes 7 pessoas.

Carta de Funcionamento

A única proposta existente esteve cerca de dois meses em linha no site, não tendo merecido comentários nem emendas. Foi aprovada por unanimidade, com correcções de pormenor. (Ver versão aprovada)

A Carta mereceu um reparo de MJB, que a considerou demasiado pormenorizada e complexa para o estado e dimensão actual do CADPP; este reparo não impediu a sua aprovação, no pressuposto de que a qualquer instante pode ser alterada e adequada às necessidades práticas de funcionamento.

Foi também feito reparo (e posterior emenda, a cargo do Secretariado) à terminologia adoptada para designar as contribuições financeiras, visto que «quotas» pode levantar problemas jurídicos.

Secretariado

Foram propostos e aceites Rui Viana Pereira, Maria João Behran e Maria da Liberdade. Aguarda-se resposta sobre a disponibilidade de Renato Guedes, que não pôde comparecer à reunião. Maria da Liberdade, actualmente residente no estrangeiro, dedicar-se-á sobretudo à colaboração internacional.

Outras entidades, organizações e grupos cívicos – informações e colaboração futura

Nota: posteriormente a esta reunião, chegou ao nosso conhecimento que Evelyn Houard esteve na mesa duma assembleia do PNR, como se pode ver no respectivo site, segundo a própria em resposta a um pedido de esclarecimento sobre a dívida e a petição em curso. Independentemente da boa ou má-fé de Evelyn Houard, há a considerar uma questão objectiva: as conhecidas tendências xenófobas, racistas, homofóbicas e fascistas do PNR e a sua associação com grupos que perseguem, mutilam e chegaram mesmo a matar alguns dos seus alvos. O Secretariado decidiu por isso suspender toda a colaboração com Evelyn Houard, por ser evidente o perigo político que tal associação pode representar e por ser justificada a indignação das vítimas dos grupos em questão.

Actividades próximas

É necessário retomar as reuniões de debate e programação com a regularidade possível. Disso fica encarregado o Secretariado.

No que diz respeito a sessões públicas de mobilização e esclarecimento sobre a dívida, o CADPP mantém-se associado às iniciativas do D&D, evitando duplicar e criar iniciativas paralelas.

Foi sugerida a organização de jornadas de estudo e debate, que cuja organização e marcação oportuna fica a cargo do Secretariado.

Publicações, financiamento

Este ponto da ordem de trabalhos ficou adiado para outra reunião, por ter sido atingido o tempo máximo previsto para esta.

 
temas: CADPP
visitas (todas as línguas): 2.308
 

Este sítio usa cookies para funcionar melhor