Skip to content
Aviso: por motivos técnicos e de segurança, este site teve de ser reconstruído de raiz. Algumas das suas funcionalidades e páginas anteriores perderam-se e é possível que algumas ligações tenham sido quebradas.

Livro Branco da Segurança Social

18/03/2013

Este livro, publicado em Janeiro de 1998 pela Comissão do Livro Branco da Segurança Social, é um trabalho de referência em numerosos cursos superiores, conferências, discursos oficiais, apresentações, e diversas obras sobre a matéria. No entanto, estranhamente, é quase inacessível, excepto para quem tenha acesso à Biblioteca Nacional – não foi reeditado, não foi posto on-line pelas entidades oficiais, não existe nas bibliotecas locais; apenas está registado em escassas bibliotecas universitárias de norte a sul do país, e mesmo nessas encontra-se por vezes desaparecido. Em suma, é uma obra de referência … inacessível!

Independentemente da valia dos pontos de vista e propostas contidas no livro, consideramos tratar-se de um documento que deveria estar à disposição de todos os cidadãos; por isso assumimos o encargo, que deveria caber às instituições do Estado, de disponibilizar uma cópia digitalizada.

 

Fontes e referências

Editor: Rui Viana Pereira.

Fontes: 

  • Comissão do Livro Branco da Segurança Social, Livro Branco da Segurança Social, 1/01/1998. Esta edição praticamente desapareceu de circulação. O CADPP digitalizou o exemplar depositado na Biblioteca Nacional (graças ao empenho de LA), donde resultou:
    • Cópia fac-similada do Livro Branco da Segurança Social. Por erro de digitalização, falta-lhe a p. 28. Atenção, trata-se de um ficheiro de 384 MB! Aconselhamos que seja descarregado via «save as…»/«salvar como…»; é natural que demore mais de 15 a 20 minutos a descarregar.
      Existe também uma cópia fac-similada comprimida (menor resolução das imagens), com 108 MB.
      Dado o excessivo peso destes ficheiros, eles encontram-se armazenados noutro servidor.
    • Cópia pdf editável, completa. Este ficheiro tem apenas 3,5 MB, mas pode conter erros de digitalização.
 
 

Índice deste caderno

Segurança social
temas: segurança social, Portugal
visitas (todas as línguas): 9.202
 

Este sítio usa cookies para funcionar melhor