O sistema financeiro global
02/12/2020

Numa série de artigos, Vítor Lima apresenta dados que ajudam a compreender o poderio da finança na nossa sociedade e a dimensão a que chegou a armadilha da dívida. Os dados fornecidos incidem sobre o mundo ocidental (EUA, zona euro, G20) e a China, mas o carácter global do mundo financeiro actual permite-nos aplicar as mesmas conclusões ao resto do mundo.
A versão aqui publicada, embora resumida, mantém todos os dados publicados pelo autor; os trechos em falta estão devidamente assinalados com reticências (…). A versão completa pode ser consultada no site do autor, em http://grazia-tanta.... e em http://grazia-tanta.....
Índice deste caderno
- O sistema financeiro, o primeiro ditador global – 1
Os efeitos do capitalismo resultam da sua lógica de crescimento infinito para o valor criado, tomando a produção de bens e serviços úteis para a Humanidade como subsequente e não o objectivo central. No topo das decisões pairam malfeitores inteligentes e imbecis ambiciosos cujo único desiderato é criar valor, no caso dos chamados empresários, ou elevar o PIB, no caso das classes políticas.
- O sistema financeiro, o primeiro ditador global – 2
Na primeira parte desta análise o crédito total dirigido ao sector não financeiro é acompanhado de uma abordagem sobre uma das suas parcelas, o sector público. Nesta segunda parte iremos considerar outras duas restantes parcelas desse sector não financeiro – as famílias (incluindo entidades não lucrativas) e as empresas não financeiras. Como anteriormente, todas as grandezas são medidas em termos de percentagem do PIB para cada ano.
visitas (todas as línguas): 1