Skip to content
Por motivos técnicos, este site teve de ser reconstruído de raiz. Algumas das suas funcionalidades e páginas anteriores perderam-se e é possível que algumas ligações tenham sido quebradas.

Sobre o Estado-providência

12/11/2012

O ataque ao Estado social está ligado ao endividamento público. Esta relação não se deve a quaisquer dificuldades de financiamento das funções sociais do Estado – que de facto são integralmente cobertas pelas contribuições e impostos pagos pelos trabalhadores –, mas sim ao desígnio neoliberal transformar os bens colectivos em fonte permanente de renda privada.

A contradição de termos da proposta neoliberal é evidente: «privatizar as funções sociais». Neste sentido o movimento de privatização do Estado-providência encontra-se intimamente ligado à dívida pública, que é também ele um mecanismo de renda privada permanente (os juros da dívida) à custa dos bens colectivos. 

Para compreender melhor o significado da privatização das funções sociais do Estado passamos aqui em revista a sua génese e natureza.

 

visitas (todas as línguas): 1
 

Este sítio usa cookies para funcionar melhor