Skip to content
Aviso: por motivos técnicos e de segurança, este site teve de ser reconstruído de raiz. Algumas das suas funcionalidades e páginas anteriores perderam-se e é possível que algumas ligações tenham sido quebradas.

Apelo urgente à solidariedade com o Syriza

Rui Viana Pereira, 15/05/2012

A situação na Grécia torna-se cada vez mais crítica. O Syriza e Alexis Tsipras estão a ser alvo de pressões e ataques inimagináveis por parte de todos os grandes meios de comunicação e dos outros partidos. Esta campanha violenta de ataque e desinformação visa forçar o Syriza a retirar as suas propostas.

Embora o Syriza se coiba de fazer quaisquer ataques a outras forças de esquerda que tentam não só desacreditar e caluniar o Syriza, mas até responsabilizá-lo pelo actual impasse na formação de um governo e suas consequências para o povo grego, tornou-se o alvo dessas forças, com particular destaque para o PC grego.

O Syriza foi convidado nos últimos dias para participar em conversações (em que aceitou estar presente) para a formação de um governo. No entanto o que esta manobra visava, como se torna agora claro, era levar o Syriza a um compromisso que o obrigasse a retirar as propostas de suspensão da dívida e anulação das medidas de austeridade.

Os activistas da esquerda grega estão a lançar um apelo desesperado para que os outros povos da Europa manifestem a sua solidariedade. É de recear que aquilo que de momento já é um ataque brutal contra o Syriza venha a evoluir para outras formas de ataque violento à larga massa da população (metade ou a maioria) que já vê como única solução política a suspensão do serviço da dívida, a anulação dos memorandos de austeridade, a nacionalização dos bancos sob controle dos trabalhadores, a auditoria da dívida e outras medidas de combate ao domínio financeiro na Grécia e na Europa.

É da maior urgência que os movimentos sociais e as organizações cívicas em toda a parte exprimam o seu apoio ao Syriza e às suas propostas para salvar o povo grego da situação aflitiva em que se encontra.

 

Fontes e referências

Yorgos Mitralias e outros activistas gregos.

 
visitas (todas as línguas): 3.132
 

Este sítio usa cookies para funcionar melhor