manual de economia

Bancos – os donos do dinheiro; o ciclo do crédito

A esmagadora maioria do dinheiro actualmente existente está nos bancos ou passa pelos bancos.

O dinheiro pode existir como moeda ou não passar de números lançados em livros virtuais de balanço digital. Na verdade, a maior parte do dinheiro existente é imaginário – a lei autoriza os bancos a criar esse dinheiro sem correspondência com a moeda ou qualquer outro meio de garantia.

A renda

Quando um cliente do banco pede um empréstimo, o banco usa o dinheiro depositado por outros clientes para conceder esse empréstimo. Sobre o empréstimo cobra juros.

Crédito - benefícios e malefícios

Vimos na secção anterior que os bancos, ao fornecerem crédito, produzem dinheiro e ganham dinheiro. Quanto maior o ritmo de concessão de crédito, mais dinheiro os bancos ganharão.

Também vimos que, apesar deste benefício para os bancos, do ponto de vista da população em geral a produção de dinheiro em grandes quantidades não significa mais dinheiro ou riqueza para todos; significa, muito pelo contrário, uma erosão contínua dos salários e um aumento da inflação, que é como quem diz do custo dos bens de consumo.

Formação do valor, do dinheiro e da inflação

O valor dos bens produzidos

A maneira mais razoável de calcular o valor de cada mercadoria consiste em calcular o trabalho que essa mercadoria incorpora.

Assim, o valor de um simples prego incorpora o trabalho de minerar, de transportar o minério para a forja, de transformar o minério em lingotes de ferro, de moldar os lingotes em feitio de pregos, de transportar os pregos para a loja de ferragens, de construir um armazém para os guardar e uma loja para os vender, etc.

Economia para totós

É difícil digerir muitas das questões relacionadas com a dívida pública sem compreender o funcionamento do ambiente económico em que ela acontece.

Os artigos aqui fornecidos visam ajudar o leitor leigo na matéria. Não pretendem constituir um tratado rigoroso sobre as questões económicas, nem alimentar qualquer polémica sobre as teorias económicas. Para isso existem outros lugares especializados. Apenas pretendemos fornecer algumas ideias elementares, num formato simples e agradável.