CADPP

Portugal e Grécia – os mesmos problemas, a mesma luta, a mesma solução

À medida que as eleições legislativas gregas se aproximam e aumenta a possibilidade de ser eleito um governo de esquerda, é natural que assistamos à intensificação de ataques violentos por parte dos poderes públicos e das organizações de extrema direita. Por isso o CADPP apela desde já à solidariedade com o povo grego.

No dia 17 de Junho, enquanto os Gregos voltam a exprimir a sua vontade soberana nas urnas de voto, estaremos no Rossio de Lisboa para manifestar a nossa convicção de que Portugal e a Grécia estão irmanados no mesmo tipo de problemas. No que diz respeito à política de austeridade e endividamento, entre a Grécia e Portugal não existem diferenças essenciais.

Uma perspectiva militante

Todos os problemas sociais podem ser vistos a partir de múltiplas perspectivas. A dívida soberana não é excepção.

No mundo real, certas perspectivas permitem uma boa leitura dos cenários; outras deixam-nos às escuras.

O CADPP adopta uma perspectiva que não só permite olhar com clareza o problema do endividamento nacional, mas também perceber de que forma os movimentos sociais podem agir sobre ele.

  1. As questões económicas, financeiras e contabilísticas devem subordinar-se inteiramente aos interesses gerais das populações. Como corolário: