16/11/2011

Nasceu a Iniciativa por uma Auditoria Cidadã

Ontem, 15 de Novembro de 2011, foi publicamente anunciada em conferência de imprensa a convocatória para um encontro nacional (designado convénio), a realizar em Lisboa a 17 e 18 de Dezembro, destinado a estabelecer as bases de arranque e organização duma auditoria cidadã.

É um momento histórico na vida portuguesa. Um pouco atrasado em relação a outros movimentos de cidadãos semelhantes no resto da Europa, como é nosso costume, mas o que importa é que arrancou. Brindemos.

Haverá, entretanto, muitas outras coisas que importa saber, a seu tempo: olhando para a lista de nomes que pontuam no arranque desta iniciativa, vemos um belo conjunto de figuras bem conhecidas; irão essas figuras teimar em velhos objectivos e métodos de trabalho político, ou preparar-se-ão para abraçar a nova vaga de acção política que alastra por todo o mundo, chamando os cidadãos a tomar nas mãos o seu próprio destino? Irão teimar nas soluções elitistas e reestruturantes que costumavam entoar em coro com os poderes públicos europeus, ou preparar-se-ão para incitar os movimentos sociais à investigação cidadã da dívida e ao não pagamento das dívidas alheias?

É com grande expectativa (e esperança) que aguardo o desenvolvimento desta iniciativa.

Site da iniciativa: http://auditoriacidada.info

Secção: 
Editores: 
Temas: 
Subscribe to Syndicate