16/05/2014

A falsa saída da Troika - debate público

Data: 
17-05-2014
gravura: nem saída nem limpa

Comunicado de Imprensa. Debate na rua, 17 de Maio, 2014.

O colectivo Democracia e Dívida anuncia à imprensa que irá realizar um debate, na rua, no próximo dia 17 de Maio (sábado), às 16H, dia em que passam 3 anos da assinatura do Memorando com a Troika, no largo da Rua do Século em frente ao número 93 e perto do Tribunal Constitucional.

Este debate, aberto à participação de todos/as, apartidário e localizado fora das agendas eleitorais, destina-se a alertar e informar a população para a utilização actual da dívida pública pelo poder político e financeiro como forma de opressão e agressão dos direitos e qualidade de vida das pessoas, bem como para as responsabilidades que políticos e banqueiros tiveram e têm no endividamento do país. Face a isto é de extrema necessidade a formação imediata de Auditorias Cidadãs à Dívida que investiguem e distingam a parte legítima da dívida (e que deve ser paga, ex. certificados de aforro) da parte ilegítima (dívidas do BPN, dívidas das rendas eléctricas, dívidas das SWAPs, dívidas resultantes de contratos que lesaram o interesse público, etc.) e que devem ser anuladas.

Em paralelo, serão discutidas várias inconstitucionalidades que ocorreram na assinatura e aplicação das medidas do Memorando da Troika e analisado o estado da nossa Democracia, a sua falta de representatividade e transparência, bem como a necessidade imperiosa de uma mobilização popular que, no mínimo, confronte os políticos actuais, governo e oposição, e permita à sociedade respirar.

Finalmente, será demonstrado que só acredita no Governo da Troika quem quer: há 3 anos que erram sistematicamente as previsões da dívida pública, estamos hoje mais endividados que nunca (e o rácio divida/PIB segue aumentando), e o governo continua a dizer que tudo está a correr de acordo com o planeado quando sabe perfeitamente que a dívida é impagável e que está a desbaratar o país e a dar cabo de quem nele vive.

Mais informações sobre o Colectivo Democracia e Dívida, seus propósitos e objectivos aqui:
http://democraciaedivida.wordpress.com/informacoes-2/sobre-nos/

A lista dos debates públicos já realizados estende-se por:
Largo do Carmo (27 de Abril 2013), Alcântara, Algés, Benfica, Caxias, S. Bento (15 de Outubro, apresentação do orçamento), Cascais, Porto, Évora, Moimenta da Beira, Rua de O Século (17 de Maio de 2014) em Lisboa

O site facebook do evento é o seguinte
https://www.facebook.com/events/1492485767631040/?ref=22

O cartaz do evento, afixado pela cidade, pode ser obtido no link que se segue
http://democraciaedivida.wordpress.com/2014/05/13/cartaz/

Nas fotos da comunidade facebook há diversos materiais que podem ser usados para informar e divulgar
https://www.facebook.com/pages/Democracia-e-D%C3%ADvida/487400131308815?id=487400131308815&sk=photos_stream

Basta de austeridade. Não somos mercadorias nas mãos de políticos e banqueiros. E merecemos uma vida de jeito!

Local: 

Lisboa, Rua do Século, frente ao nº 93

Secção: 
Subscribe to Syndicate