24/09/2012

Reunião pública do CADPP - nova fase de luta, novas propostas

Data: 
25-09-2012

O CADPP recomeça as suas reuniões públicas após a modorra estival!

Temas em cima da mesa: balanço das propostas de acção contra a dívida ao longo de um ano; passos seguintes face à actual situação política; tarefas organizativas e clarificação do papel do site do CADPP.

Local da reunião: Livraria Ler Devagar, na LxFactory, em Alcântara, Lisboa.

Às 19 horas.

Breve balanço de um ano de trabalho

Ao longo de mais de um ano, o CADPP promoveu uma série de acções e participou em muitas outras.

  • Promovemos debates públicos sobre a dívida
  • Publicámos no cadpp.org um conjunto de dossiers:
    • funcionamento e natureza do endividamento público
    • as PPP; a UE e o MEE
    • os números da dívida
    • manual e objectivos duma auditoria cidadã
    • folheto «As Mentiras da Dívida»
    • outros documentos e comunicados sobre matérias relacionadas com a questão da dívida

Propusemos um instrumento de luta, mobilização e esclarecimento – a auditoria cidadã –, e participámos nessa iniciativa consoante nos foi permitido. Sem dúvida chegou o momento de fazer o balanço dessa cruzada.

Propusemo-nos construir um site que fosse uma referência firme sobre a questão da dívida, um exemplo de rigor, análise e divulgação de dados concretos da realidade, contrariando a tendência generalizada de produzir muita parra e pouca uva – ou seja, o enraizado hábito militante de debitar constantemente actos de fé e opiniões não fundamentadas em dados concretos. Vai sendo tempo de fazermos um balanço deste projecto; de verificar se correspondeu às expectativas, onde e como pode ser melhorado, quem contribuiu para ele e, se for caso disso, quem tenta cavalgar indevidamente todo esse trabalho.

Uma nova fase de trabalho

Algumas das nossas propostas – designadamente a auditoria cidadã –, independentemente da sua justeza, não puderam consumar-se. O grau de adesão ao CADPP e à ideia de combate à dívida não é ainda suficientemente forte em todo o país para garantir a concretização de certas metas. É preciso começar a pensar em novas alternativas aos instrumentos de mobilização e organização contra a dívida.

Os acontecimentos das últimas semanas, com o agravamento constante das medidas de austeridade (e o anúncio de novas e mais gravosas), somado à manifestação de desagrado e vontade combativa demonstrados nas últimas manifestações, cria novos cenários que temos de analisar. Como se diz num dos artigos recentemente publicados pelo CADPP, a questão da dívida continua a ser central.

Não será possível resolver todas estas dúvidas e questões numa só reunião, mas é urgente iniciar uma reflexão séria e a busca de novas propostas de combate à dívida.

 

O combate contra o pagamento da dívida e as medidas de austeridade está a aquecer!

Vem à reunião do CADPP para pensarmos os passos seguintes desta luta!

 

Local: 

Livraria Ler Devagar

situada na LxFactory, em Alcântara, Lisboa

Rua Rodrigues Faria - 103 - G 0.3
1300-501 LISBOA

Ver mapa maior

Secção: 
Subscribe to Syndicate