08/09/2012

Proposta (contra a ameaça neonazi)

Aqui transcrevemos a proposta de Yorgos Mitralias:

 

Caros camaradas

 

Como sabem, a Grécia foi transformada, vai para 3 anos, no laboratório europeu das políticas neoliberais mais extremas. Os resultados não foram apenas económicos. O empobrecimento monstruoso da esmagadora maioria da população grega tem sido acompanhado de ataques recorrentes contra os direitos e as liberdades democráticas mais elementares, contra o regime democrático parlamentar e a soberania nacional.

A consequência desta verdadeira tragédia sem precedentes em tempos de paz é que a sociedade grega actual tende a semelhar a sociedade alemã do início dos anos Trinta e à República de Weimar, então agonizante. Nada falta a esta semelhança, nem mesmo uma força neonazi, a Aurora Dourada, em plena ascensão, que em poucos meses conseguiu tornar-se o terceiro maior partido do país.

É a primeira vez, desde o fim da II Guerra Mundial e do Processo de Nuremberga, que aparece no coração do nosso continente, com tamanha força, um partido que professa abertamente o nazismo mais violento, fazendo a apologia das câmaras de gás de Auschwitz, organizando tropas de choque chamadas... SA, e prometendo exterminar os imigrados, ciganos, judeus, homossexuais, minorias nacionais e militantes de esquerda! Infelizmente esta ameaça é demasiado real e directa para que possamos ignorá-la.

Por outro lado, o problema levantado pelo crescimento impetuoso da Aurora Dourada não é unicamente grego. Sendo a Grécia o laboratório europeu, tudo o que se passa no interior das suas fronteiras está condenado a ser exportado, incluindo o neonazismo. Mas a questão é ainda mais vasta: graças às políticas de austeridade draconiana, em quase toda a Europa, assistimos ao reforço da extrema direita. Em suma, o problema é geral, europeu...

Por isso cremos que é impossível mobilizar e lutar contra as políticas neoliberais, sem mobilizar e lutar ao mesmo tempo contra a ameaça neonazi e o fascismo! E por isso propomos a inclusão do antifascismo militante nos 4-5 pilares do Processo Altermundialista por Outra Europa.

Desta vez a história não deve repetir-se! NO PASSARAN!

 

Yorgos Mitralias, em nome de vários movimentos sociais gregos

Fontes e referências: 

Yorgos Mitralias, em nome de vários movimentos sociais gregos.

Tradução: Rui Viana Pereira.

Secção: 
Editores: 
Subscribe to Syndicate