CADTM - pt

Subscribe to feed CADTM - pt CADTM - pt
CADTM, Comité pour l'abolition des dettes illégitimes
Actualizado: há 3 horas 9 minutos atrás

As negociações secretas e as esperanças perdidas de Varoufakis com a China, Obama e o FMI

18-02-2019

Na sétima parte desta série foi analisada a primeira capitulação, de 20-02-2015. Esta oitava parte centra-se no fracasso das negociações com as autoridades chinesas, no recurso à diplomacia secreta, nas relações com o FMI, na não aplicação da decisão de suspender o pagamento da dívida ao FMI, na falta de apoio de Varoufakis à Comissão para a Verdade sobre a Dívida Grega. Ler os artigos precedentes desta série: Parte 1. As propostas de Varoufakis que levaram à derrota
Parte 2. O discutível relato de (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

Lei relativa à luta contra as actividades dos fundos abutre

06-02-2019

O CADTM (Comité para a Abolição das Dívidas Ilegítimas) divulga o texto da lei belga que tem por objecto travar as actividades dos «fundos abutre» e a especulação financeira imoral. Esta lei, redigida com a experiência do CADTM, do CNCD - 11.11.11 e do seu homólogo flamengo, foi aprovada por unanimidade pelo Parlamento belga a 12/07/2015. Este texto encontra-se agora ameaçado por um fundo abutre registado nas ilhas Caimão, NML Capital Ltd. (filial do fundo Elliot Management Corporation dirigido pelo (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

Reflexões sobre o discurso de posse e o projeto político do governo Bolsonaro: para onde o governo aponta?

31-01-2019

No dia 1º de janeiro de 2019, Jair Bolsonaro (PSL) tomou posse como presidente do Brasil, figurando na lista da história presidencial do país como o primeiro de extrema-direita eleito pelo voto direto. Eleito em outubro de 2018, num cenário nacional marcado pela manutenção de altas taxas de desemprego, e por uma generalizada crise política, a qual foi se acumulando e teve o seu estopim a partir da destituição de Dilma Rousseff em 2016, o atual presidente ganhou boa parte do seu eleitorado (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

Brumadinho – Nota da Articulação Internacional dos Atingidos e Atingidas pela Vale

30-01-2019

Vale da Morte
É com profunda indignação que recebemos a notícia de mais uma tragédia provocada pela mineradora Vale. Na tarde de hoje (25/01/2019), duas barragens localizadas na comunidade Córrego do Feijão, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), romperam. Ainda não temos informações sobre o número de vítimas, mas, segundo os bombeiros, cerca de 200 pessoas estão desaparecidas. Há relatos, ainda, sobre a chegada de material tóxico ao Rio Paraopeba, afluente do São Francisco. A (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

Adam Smith e os jalecos amarelos

29-01-2019

Na realidade, Adam Smith segue sendo pouco conhecido. Os neoliberais e defensores da ordem estabelecida o elogiaram sistematicamente falsificando sua visão do mundo. De fato, eles nem se importam em levar a sério o conteúdo de seu trabalho.
Algumas citações do principal trabalho de Adam Smith, Pesquisa sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações , publicado em 1776, mostram o quanto sua análise da sociedade se refere à luta de classes e permite colocar em perspectiva o que estamos vivendo (...)

- Português /
Categorias: CADTM

Emmanuel Macron, Pedro Sánchez, Angela Merkel, Theresa May não têm o direito de lançar um ultimato à Venezuela

28-01-2019

Sábado, 26/Janeiro/2019, Emmanuel Macron, Pedro Sánchez, Angela Merkel, seguidos de There-sa May, deram 8 dias ao Governo da Venezuela para convocar eleições. No fim deste prazo, se o Governo venezuelano não ceder a esta intimação, Macron, Sanchez, Merkel e May anunciaram que reconhecerão Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente da Venezuela a 23 de Janeiro de 2019.
No dia seguinte a este ultimato, o presidente francês efectuou uma visita oficial de três dias ao Egipto, a fim de mais uma vez (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

Da globalização de Cristóvão Colombo e Vasco da Gama até aos dias de hoje

28-01-2019

O início da mundialização/globalização remonta às consequências da primeira viagem de Cristóvão Colombo, que o levaram em Outubro de 1492 a desembarcar numa ilha do mar das Caraíbas. Foi este o ponto de partida para uma intervenção brutal e sangrenta das potências marítimas europeias na história dos povos ameríndios, numa região do Mundo que até então se mantivera à margem das relações regulares com a Europa, a África e a Ásia. Os conquistadores espanhóis e os seus homólogos portugueses, britânicos, franceses, (...)

- Português / , , , , ,
Categorias: CADTM

A demissão do presidente do Banco Mundial deve incitar os países a romperem todos os acordos com as instituições de Bretton Woods

15-01-2019

No dia 7 de Janeiro de 2019, Jim Yong Kim, presidente do Banco Mundial (BM), anunciou a sua renúncia. A direcção interina será assegurada a partir de 1 Fevereiro 2019 por Kristalina Georgiva, actual directora-geral da instituição, até que o presidente dos EUA, Donald Trump, nomeie um sucessor. Eis um símbolo dessa instituição antidemocrática que labora contra os interesses das populações mundiais.
O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, apresentou a sua demissão, com efeitos a partir de 1/02/2019. (...)

- Comunicados / , ,
Categorias: CADTM

Brasil: golpe de Estado institucional à laia de destituição

11-01-2019

Lançando mão de um golpe de Estado institucional, a oligarquia brasileira conseguiu destituir a presidente em exercício, Dilma Rousseff, e colocar no poder o vice-presidente Michel Temer, sem passar pelas urnas. Temer tornou-se o presidente mais impopular da história do Brasil, mas logo a seguir foi tempo de esquecer essas proezas e deixar falar as urnas … para legitimar o ilegitimável: a ascensão progressiva, desde 2015, de um regime autoritário, acompanhado do ressurgimento do papel político dos (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

Feliz Ano Novo de Luta 2019!

27-12-2018

Faz todo o sentido participar numa rede internacional como o CADTM, que luta em todo o mundo contra o sistema da dívida e contra todas as formas de opressão. Qualquer forma de injustiça contra alguém, em qualquer parte do mundo, nos parte o coração e nos convence ainda mais da necessidade de agir para mudar o mundo a fundo.
A luta contra as dívidas ilegítimas privadas (microcrédito abusivo, dívidas dos estudantes, dívidas hipotecárias abusivas, dívidas dos camponeses, etc.) e públicas mobiliza-nos, (...)

- Português /
Categorias: CADTM

Rompamos com o tabu sobre as dívidas odiosas e seu repúdio

27-12-2018

Eric Toussaint é doutorado em Ciências Políticas e porta-voz do CADTM (Comité para a Anulação das Dívidas Ilegítimas). Coordenou os trabalhos da Comissão para a Verdade sobre a Dívida Pública da Grécia, criada a 4/04/2015 pela presidente do Parlamento grego Zoe Konstantopoulou e dissolvida a 12/11/2015 pelo novo presidente do Parlamento grego. O seu último livro, Le Système Dette. Histoire des dettes souveraines et de leur répudiation (O Sistema da Dívida. História das Dívidas Soberanas e do Seu (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

Crise fiscal, dívida pública e a privatização da Seguridade Social

26-12-2018

Neste momento destacaremos a importância da análise da taxa de lucro (o que acontece no setor privado) e o que acontece no setor público, em particular a crise fiscal e financeira do Estado, procurando explicar a mudança de orientação da politica econômica nos EUA e por sua vez, a alteração da política monetária que amplificou os ganhos com títulos públicos. Neste sentido, observamos que o final dos anos 1980 foi marcado pela queda a taxa de lucro combinado com a expansão da crise fiscal e da elevação (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

A dívida portuguesa é insustentável, largamente ilegítima e, em parte, odiosa

08-12-2018

Entrevista do esquerda.net a Eric Toussaint, do Comité para a Abolição das Dívidas Ilegítimas, durante a XI Convenção do Bloco, sobre a dívida portuguesa.
Mais informação em: http://www.esquerda.net http://www.facebook.com/esquerda.net http://twitter.com/EsquerdaNet http://instagram.com/esquerda_net/

- Videos / ,
Categorias: CADTM

Enfrentar os desafios da esquerda na zona euro

26-11-2018

É terrível verificar que quem está a recusar reduzir o défice orçamental é o governo de direita no poder em Itália desde o Verão de 2018, ao passo que os pretensos governos de esquerda respeitam a imposição da austeridade orçamental. Uma vez que os povos da zona euro estão cada vez mais revoltados contra as políticas impostas pelos dirigentes europeus e pelo grande capital, é urgente a esquerda radical dar início a um sério combate contra as estruturas da União Europeia e da zona euro. Há que aprofundar a (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

Manual da OCDE para governos neoliberais

14-11-2018

A OCDE publicou ao longo da década de 1990 uma série de cadernos onde estuda casos concretos de aplicação de medidas de antipopulares em vários países da América Latina, África e Ásia. Em 1996 sai o Caderno de Política Económica n.º 13, intitulado «A Viabilidade da Política de Ajustamento», da autoria de Christian Morrisson, que assenta em estudos de casos de sucesso (ou de fracasso) na aplicação de políticas neoliberais. Note-se que os termos «neoliberal» e «austeridade» jamais são mencionados, mas na (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM