CADTM - pt

Subscribe to feed CADTM - pt CADTM - pt
CADTM, Comité pour l'abolition des dettes illégitimes
Actualizado: há 1 hora 59 minutos atrás

A Economia Política do fascismo

11-10-2018

Nos anos 1930, década da maior crise econômico-social já ocorrida no capitalismo, o mundo se viu às voltas com o surgimento e crescimento do nazismo na Alemanha e de ideias e movimentos fascistas, que acabaram por assumir o poder em diversos países – principalmente na Europa, mas não exclusivamente.
A sua consequência mais imediata foi a instalação nesses países de regimes ditatoriais (Estados policiais), que destruíram o Estado de direito típico das democracias liberais: fechamento ou controle dos (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

México : Criação de um comité de lançamento do CADTM

05-10-2018

Segunda-feira passada, 1/Outubro/2018, na Cidade do México, decorreu a primeira reunião de lançamento do CADTM no México. Trinta pessoas reuniram-se na sala dos professores da Faculdade de Economia da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM). A UNAM foi e continua a ser um lugar de grandes lutas. Compreende 453.000 estudantes, professores e pessoal administrativo e é, juntamente com a Universidade de Buenos Aires, a principal universidade da América Latina.
A criação de um comité de (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

Brasil: Em audiência no STF, Fattorelli fala sobre o sistema da dívida e as privatizações

04-10-2018

Durante audiência Pública no Supremo Tribunal Federal, sobre privatizações de empresas públicas, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, relacionou os programas de privatizações ao sistema da dívida.

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

Dez anos mal contados e que contam muito

27-09-2018

Dez anos depois da falência do Lehman estamos pior. Concentração bancária, finança-sombra, austeridade e mais dívida. Sísifo vai voltar a fazer das suas.
É o décimo aniversário da crise do subprime? Não, está mal contado. É certo que a bancarrota do Lehman Brothers, em setembro de 2008, com a sua dívida de 613 mil milhões de dólares, foi, à época, a maior na história dos EUA. Mas já em 2007 vários fundos da finança-sombra tinham entrado em incumprimento e desde março de 2008 as grandes falências (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

A Argentina na tormenta

26-09-2018

O presidente argentino, Mauricio Macri, anunciou a 3 de setembro um plano de austeridade brutal sob supervisão do FMI. As pessoas expressam a sua raiva face ao aumento dos preços e aos cortes orçamentais.
Dezessete anos depois da crise de 2001 na Argentina, o governo Macri, chegado ao governo em dezembro de 2015, impôs um feroz plano de ajustamento estrutural contra a população, acompanhando o empréstimo do FMI. O país, que em 2018 assegura a presidência do G20, é um dos mais afetados pelo aumento (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

Resgates Bancários Após Lehman Brothers: União Sagrada para a Vigarice Sagrada

18-09-2018

Neste texto datado de 2008, Éric Tousssaint denuncia as respostas dos governos à crise bancária internacional e antecipa o que de facto aconteceu nos anos seguintes: aumento avultado da dívida pública e aceleração das políticas de austeridade. Explica também que o que iria acontecer era evitável, pois poderiam ter sido tomadas medidas radicais. Assinale-se que nessa época Éric Toussaint advogava a estatização dos bancos. Daí para cá a sua posição evoluiu, trata-se agora de socializar sob controlo cidadão (...)

- Português /
Categorias: CADTM

Brasil: Cultura, austericídio e o Estado mínimo

17-09-2018

A tragédia criminosa envolvendo o Museu Nacional no Rio de Janeiro nos entristece e nos revolta a todos. Muito já foi dito, ainda sob o impacto da emoção e da tristeza, a respeito da irresponsabilidade com que os dirigentes políticos trataram a questão ao longo dos últimos anos. No entanto, é necessário que se faça um balanço sério e rigoroso a respeito das condições que levaram a tal calamidade. Esse é o único caminho que pode evitar a repetição desse tipo de evento, ainda mais com as consequências (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

Portugal: As PPP e o sistema da dívida pública

03-09-2018

Portugal tornou-se rapidamente, a partir da década de 1990, o campeão europeu das parcerias público-privadas (PPP). Os encargos acumulados suportados pelo Estado português com este tipo de negócios elevam-se a cerca de um terço da dívida pública e ameaçam agravá-la a cada ano que passa. As PPP são um dos mecanismos mais fortes de transferência dos recursos públicos para o bolso dos investidores privados e é preciso perguntar como reage o actual Governo a este estado de coisas.
Em artigo recente, Raquel (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

Breve história das relações entre o Banco Mundial, o FMI e o Governo da Nicarágua

17-08-2018

A América Central é considerada pelo Governo dos EUA como fazendo parte da sua zona de influência exclusiva. A política adoptada pelo Banco Mundial em termos de empréstimos aos países da região é directamente influenciada pelas escolhas políticas do Governo dos EUA. O caso da Nicarágua e da Guatemala nos anos 1950 é perfeitamente claro.
«Um dos principais países devedores [ao Banco Mundial], do ponto de vista do número de empréstimos, era a Nicarágua, um país com um milhão de habitantes controlado pela (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

Nicarágua : Reflexões sobre a experiência sandinista dos anos 1980-1990, para compreender o regime de Daniel Ortega e de Rosario Murillo

08-08-2018

Em Julho de 1979 triunfou uma autêntica revolução, combinando o levantamento popular, a autoorganização das cidades e dos bairros revoltosos, assim como a acção da FSLN, organização político-militar de inspiração marxista-guevarista-castrista.
A FSNL não só acedeu ao poder, mas também substituiu o exército somozista por um novo exército ao serviço do povoNo decurso dos primeiros anos após o triunfo da revolução, tiveram lugar grandes transformações que diferem de outras experiências em que a esquerda chegou (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

A evolução do regime do presidente Daniel Ortega a partir de 2007

31-07-2018

A fim de ganhar as eleições presidenciais de Novembro de 2006, Daniel Ortega conseguiu tornar aceitável a sua eleição pelas classes dominantes, nomeadamente a associação patronal COSEP, a direcção da Igreja Católica representada pelo cardeal Obando y Bravo, os antigos presidentes Arnoldo Alemán e Enrique Bolaños, o FMI. Daniel Ortega fez também por conservar o apoio duma série de dirigentes das organizações populares sandinistas. E conseguiu alcançar este objectivo até aos dias de hoje. Os dirigentes em (...)

- Português /
Categorias: CADTM

Nicarágua: donde vem o regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo

22-07-2018

foto : Enterro de « Abel » Guadalupe Moreno / Photo : Dora María Téllez Leopoldo Rivas, Dora María, Ana Isabel Morales. Junho-1979
A repressão exercida pelo regime sobre quem protesta nas ruas da Nicarágua contra as políticas neoliberais brutais é uma das razões que levaram diversos movimentos sociais à condenação do regime do presidente Daniel Ortega e da vice-presidente Rosario Murillo.
A esquerda tem múltiplas razões para denunciar esse regime e as suas políticas. Para compreender isto, é necessário (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

Que se passa na Nicarágua? Três perguntas a Bernard Duterme

19-07-2018

Uma conversa entre Wahoub Fayoumi (RTBF) e Bernard Duterme (CETRI), emitida por La Première (RTBF, Bruxelas).
Os confrontos entre as forças da ordem e os manifestantes na Nicarágua fizeram 210 mortos desde 18 de abril. Os últimos episódios de violência ocorreram na segunda-feira [16-07-2018]. A aliança de oposição nicaraguense acusou o governo de Daniel Ortega de não dar provas de «abertura ou vontade política», nomeadamente no que se refere à proposta que visava antecipar as eleições de 2021 para (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

A verdade veio à tona: dinheiro é apenas uma nota promissória, e os bancos estão se deleitando com isto

18-07-2018

Na década de 1930, Henry Ford supostamente disse que era positivo que a maioria dos estadunidenses não soubessem como o sistema bancário realmente funciona, pois, se soubessem, “haveria uma revolução antes do próximo amanhecer”.
Semana passada algo notável aconteceu. O Banco da Inglaterra deu bandeira. Em um artigo chamado “A Criação de Dinheiro na Economia Moderna”, co-autorado por três economistas da Direção de Análise Monetária do Banco, eles afirmaram já de antemão que as concepções mais comuns de (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

Brasil: austeridade, dívida e comércio

11-07-2018

O Brasil é parte da nova crise comercial e cambiária. O real brasileiro também acusou o golpe. De 2014 para cá, o seu valor em comparação ao dólar foi reduzido pela metade, retrocedendo até o seu mínimo histórico desde a Grande Recessão de 2008-09: de R$4 para US$ 1
Acabo de voltar do Brasil, onde estive na reunião anual da Sociedade de Economia Política (SEP) da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, e nas faculdades de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

O estado do ensino em Portugal: austeridade em molho béchamel

10-07-2018

Corre no país uma anedota que parte de uma afirmação do primeiro-ministro António Costa no início do seu governo: «virámos a página da austeridade», dizia ele, ao que a anedota acrescenta: mas a página seguinte já estava escrita e era a continuação da anterior.
São muitas as frentes sociais e profissionais em conflito com o governo ou com o patronato. Uma delas diz respeito à área da educação e ciência e envolve professores e investigadores científicos (bolseiros). Três ordens de razões lhe conferem especial (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

Brasil: Despesas com juros a todo vapor

09-07-2018

A crise de abastecimento acentuada pelo movimento dos caminhoneiros, a tentativa de paralisação dos petroleiros abortada pela arbitrariedade da Justiça do Trabalho e a comemorada renúncia de Pedro Parente do comando da Petrobrás terminaram por ofuscar a divulgação das tenebrosas informações oficiais a respeito dos efeitos provocados pela política fiscal do governo Temer.
No dia 30 de maio, às vésperas do feriado de Corpus Christi, o Banco Central tornou pública a versão mais recente de sua tradicional (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

Argentina: O FMI, a dívida odiosa e a pressão popular

02-07-2018

Agora sim, o acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) já está aprovado, assinado e com os primeiros 15 bilhões de dólares passando pelos cofres estatais argentinos. Chegaram num pacote que trouxe um presente extra: Morgan Stanley, um banco de investimentos e agente da bolsa, que atualiza um índice de qualificação dos países em três categorias (desenvolvidos, emergentes e fronteiriços), o que responde à lógica imposta pelos países desenvolvidos do mundo capitalista. Recentemente, a Argentina foi (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM