CADTM - pt
Chamada internacional para a libertação imediata de todos os presos políticos na Rússia
Este apelo urgente foi escrito em colaboração com ativistas e intelectuais que vivem na Rússia.
No final de janeiro de 2021, uma onda de protestos massivos varreu as principais cidades da Rússia. A ocasião destes protestos foi a prisão do opositor Alexei Navalny, mas a verdadeira causa foi a enorme desigualdade social e a privação de direitos políticos no país. Nem todos que saíram às ruas eram partidários de Navalny, mas todos estavam unidos por um desejo de mudança social e política e um cansaço com (...)
Rússia: origem e consequências do repúdio das dívidas de 10 de Fevereiro de 1918
Em Fevereiro de 1918 o repúdio das dívidas pelo governo soviético abalou a finança internacional e suscitou a condenação unânime por parte dos governos das grandes potências.
Essa decisão de repúdio inscrevia-se na continuidade do primeiro grande movimento de emancipação social que abalou o império russo em 1905. Este vasto levantamento revolucionário foi provocado pela conjugação de diversos factores: o desastre russo na guerra contra o Japão, a cólera dos camponeses que exigiam terras, a rejeição da (...)
Os empréstimos envenenados do Banco Mundial e do FMI ao Equador
O Equador oferece o exemplo de um governo que toma a decisão soberana de investigar o processo de endividamento a fim de identificar as dívidas ilegítimas para depois suspender o pagamento. A suspensão do pagamento de uma grande parte da dívida comercial, seguida da sua recompra a menor custo, mostra que o governo não se limitou a denúncias retóricas. Conduziu de facto uma reestruturação unilateral de parte da sua dívida externa e obteve uma vitória contra os credores privados, principalmente bancos. (...)
- Português / Banco mundial, Equador, FMIO Big Bang das Fake news
Estamos vivendo um momento na história mundial em que as notícias falsas passaram a ser produzidas e disseminadas, especialmente a partir das mídias sociais, onde a extrema direita usa as tecnologias mais modernas para pedir a volta da idade média. Curiosamente se usa as tecnologias mais modernas de comunicação, que a ciência produziu, para se afirmar o negacionismo tendo como destaque até o movimento terra planista.
Todavia, esse processo de recorrer ao falseamento da realidade não é coisa nova (...)
Gastos com a dívida pública cresceram 33% em 2020
Neste estudo, apresentamos o gráfico do Orçamento Federal Executado (pago) em 2020 e mostramos o imenso privilégio dos gastos com a chamada dívida pública e seus mecanismos, em especial os operados pelo Banco Central, o que comprova a urgente necessidade de realização de auditoria integral, com participação social, a fim de enfrentarmos esse perverso Sistema da Dívida, que tem transformado o nosso rico país em um dos mais injustos e desiguais do planeta. É hora de virar o jogo!
Orçamento Federal (...)
Crise climática ecológica: os aprendizes de feticeiro do Banco Mundial e do FMI
Em dezembro de 2020, por ocasião do quinto aniversário da assinatura do Acordo de Paris para o clima, o secretário-geral da ONU fez soar o alarme porque basicamente a situação tinha piorado. Neste artigo, analisamos a acção do Banco Mundial e do FMI em relação à crise ecológica e à mudança climática.
No final de outubro de 2006, Nicholas Stern, conselheiro económico do governo britânico, apresentou ao primeiro-ministro Tony Blair um relatório de 500 páginas sobre os efeitos das mudanças climáticas em (...)
Origens e atualidade da superexploração no Brasil
Da escravidão à uberização, o percurso do trabalho em um país na periferia do capitalismo. A urbanização não nos tornou menos coloniais. Por isso, nos dois últimos séculos, os direitos só vieram após muita luta — e, agora, estão postos em xeque
De 1800 a 1850 estima-se a migração forçada para o Brasil, na condição de trabalhadores escravizados foi de 1,5 milhões de pessoas. E, entre 1887 e 1957 o Brasil recebeu mais de 5 milhões de migrantes europeus para trabalharem em sistema de colonato, livres, sem (...)
Começa luta global contra hiper exploração da Amazon
Sua riqueza multiplicou-se na pandemia. É conhecida por ataque a direitos sociais, concorrência desleal e obscura cadeia de fornecedores. Mas algo inédito acontece: coalizão internacional de trabalhadores surge para opor-se à acumulação obscena
Nas últimas semanas, estatísticas impressionantes têm circulado nas redes sociais sobre o boom da Amazon durante a pandemia e a riqueza obscena acumulada por seu CEO, o homem mais rico da Terra, Jeff Bezos. A empresa relatou uma receita de US$ 96,1 bilhões no (...)
Pandemia, Reprodução e Comuns
Agora, está clara a importância do trabalho ligado à Vida. Cuidado, Culinária, zelo pela Casa. Afetos. O que o feminismo argumenta. O que o capital despreza e não quer remunerar. Oxalá saiamos da crise subvertendo a lógica da mercadoria
Nós, feministas, repetimos há muitos anos que este sistema não garante nosso futuro, nem nossa vida presente. Este sistema está nos matando de muitas maneiras.
Com a agricultura industrializada, por exemplo, ao produzir alimentos que prejudicam nossa saúde (em 2019, (...)
Latitud Brasil : Entrevista com Maria Lucia Fattorelli
Assista à entrevista de Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, para o Latitud Brasil, da rede Telesur, apresentado pelo jornalista Beto Almeida.
A conversa tratou da importância da auditoria e dos nocivos mecanismos que geram dívida pública e amarram a economia do Brasil, gerando cada vez mais desigualdade.
Primeira parte: uma declaração… pela vida
Primeiro de janeiro do ano de 2021.
Aos povos do mundo:
Às pessoas que lutam nos cinco continentes:
Irmãs e irmãos, companheir@s:
Durante esses meses anteriores, temos estabelecido contato entre nós por diversos meios. Somos mulheres, lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis, transsexuais, intersexuais, queer e muito mais, homens, grupos coletivos, associações, organizações, movimentos sociais, povos originários, associações de bairros, comunidades e um longo etc etc que nos dá (...)
Quais são os 4 tipos de dívida pública que não se reembolsam?
Hoje, a grande maioria na Europa e no mundo acredita que uma dívida deve ser sempre paga. Por trás desta ideia está um argumento moral simples e aparentemente imparável: se você tomou dinheiro emprestado, é normal pagá-lo, caso contrário é desonestidade ou roubo. Entretanto, é mal conhecer o direito internacional afirmar que uma dívida pública deve ser sempre honrada. Por um lado, porque uma dívida é um contrato entre duas partes e, como qualquer contrato, certas condições devem ser cumpridas para que (...)
- Português / Alternativas, Direito Internacional, Dívida ilegítima, 11QR_pt, Dívida odiosaO estranho “ajuste” que faz o Brasil cada vez mais pobre
Após voltar ao Mapa da Fome, país cai 5 posições no ranking de IDH. Está atrás de Peru e Colômbia. Maré de retrocessos é fruto direto do retorno da agenda ultraliberal em 2015, que devastou Saúde e Educação e empurrou milhões ao desemprego.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) acaba de divulgar seu relatório global, com as informações relativas ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O documento apresenta as estatísticas para um total de 189 países, com dados coletados para o ano de (...)
Fontes de recursos recursos para a saúde: onde buscar
Importantes questões para a melhoria da prestação de serviços de saúde à população estão sendo debatidas no I Congresso Brasileiro de Políticas e Sistemas de Atenção às Urgências e Acesso Hospitalar que acontece juntamente com o XI Congresso Internacional da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências. No entanto, a maioria das importantes soluções propostas por profissionais da área esbarram na eterna ladainha de que “não existiriam recursos disponíveis” para implantá-las.
Minha contribuição a (...)
11 perguntas / 11 respostas sobre a nova crise mundial da dívida e a responsabilidade de a reduzir radicalmente
Introdução: A crise actual é sem dúvida a mais grave desde 1929. Trata-se de uma crise multidimensional do capitalismo: sanitária, econômica, social, ecológica, climática, democrática.
A crise sanitária em curso já teve e vai ter consequências socioeconômicas dramáticas e um enorme impacto nas finanças e no endividamento público, tanto no Norte como no Sul Global. Este estudo vai se concentrar na dimensão da dívida pública. Mas recordemos ainda assim dois factos importantes.
Primeiro, segundo as (...)
(6 Vídeos) Sistema da dívida em tempos de financeirização e a importância e a importancia da auditoria para interromper a barbárie
APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS
Em plena pandemia de Covid-19 que tem levado milhões de pessoas à morte em todo o planeta, temos constatado o aumento dos privilégios financeiros dos bancos em diversos países, devido à atuação dos bancos centrais como uma verdadeira correia de transmissão de recursos públicos para bancos, por meio de mecanismos de política monetária não transparentes e ilícitos.
O aumento da dívida pública e o agravamento da crise econômica em decorrência dessa política monetária operada pelos (...)
Relatório sobre a situação internacional e as atividades do CADTM Internacional desde maio de 2020
Este relatório foi apresentado por Éric Toussaint nas reuniões semestrais do CADTM Bélgica na terça-feira, 17 de novembro de 2020. O texto foi completado nos anexos por um adendo sobre a ação da coordenação das lutas feministas escrito por Christine Vanden Daelen e outras duas nos comunicados de imprensa e o número de visitas ao site CADTM preparado por Rémi Vilain. As observações de Jean Nanga da CADTM no Congo Brazzaville, Omar Aziki da ATTAC-CADTM Marrocos, Sushovan Dhar CADTM India e Maria Elena (...)
- Português / America latina, Europa, CADTM, Alternativas, África, ÁsiaA Polônia se levanta contra a ultradireita
Pauta conservadora vira tiro pela culatra. Em resposta a tentativa de limitar direito ao aborto, centenas de milhares vão às ruas — especialmente jovens. Após vitória, exigem democracia e fim do governo fundamentalista.
Muita gente viu fotos das grandes manifestações que tomaram as ruas de cidades da Polônia nas últimas semanas. Talvez se perguntem como é possível que, durante uma pandemia, centenas de milhares de pessoas, principalmente mulheres jovens, tenham saído para manifestar-se no que parece (...)
Ventos rebeldes da América Latina chegam ao Peru
Diante da lambança das elites, população, enfim, entra em cena. Mobilizações intensas, em especial da juventude, interrompem sucessão de golpes parlamentares. Em resposta a políticos ultracapitalistas, engatinha ideia de Constituinte
Neste 17 de novembro, despertamos com um novo presidente, Francisco Sagasti. O quarto, em menos de três anos. Sim, você leu direito: quatro presidentes em menos de três anos. Uma instabilidade política que não começou com a destituição de Martín Vizcarra [no poder desde (...)
Tribunal feminista: por justiça às mulheres amazônicas
No Fórum Social Pan-Amazônico, espaço ético-político denunciou graves violações aos territórios e corpos indígenas na região — em especial das mulheres. Em discussão, os ataques cometidos pelos governos do Brasil, Colômbia e Peru
Na última quinta-feira, 12 de novembro de 2020, durante a abertura do IX Encontro Internacional Virtual Fórum Social Pan-amazônico na Colômbia (FOSPA Colômbia 2020), foi lida a sentença das juízas do II Tribunal Ético de Justiça e de Direitos das Mulheres Andinas e Pan-Amazônicas, (...)