CADTM - pt

Subscribe to feed CADTM - pt CADTM - pt
CADTM, Comité pour l'abolition des dettes illégitimes
Actualizado: há 2 horas 20 minutos atrás

A dívida portuguesa é insustentável, largamente ilegítima e, em parte, odiosa

08-12-2018

Entrevista do esquerda.net a Eric Toussaint, do Comité para a Abolição das Dívidas Ilegítimas, durante a XI Convenção do Bloco, sobre a dívida portuguesa.
Mais informação em: http://www.esquerda.net http://www.facebook.com/esquerda.net http://twitter.com/EsquerdaNet http://instagram.com/esquerda_net/

- Videos / ,
Categorias: CADTM

Enfrentar os desafios da esquerda na zona euro

26-11-2018

É terrível verificar que quem está a recusar reduzir o défice orçamental é o governo de direita no poder em Itália desde o Verão de 2018, ao passo que os pretensos governos de esquerda respeitam a imposição da austeridade orçamental. Uma vez que os povos da zona euro estão cada vez mais revoltados contra as políticas impostas pelos dirigentes europeus e pelo grande capital, é urgente a esquerda radical dar início a um sério combate contra as estruturas da União Europeia e da zona euro. Há que aprofundar a (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

Manual da OCDE para governos neoliberais

14-11-2018

A OCDE publicou ao longo da década de 1990 uma série de cadernos onde estuda casos concretos de aplicação de medidas de antipopulares em vários países da América Latina, África e Ásia. Em 1996 sai o Caderno de Política Económica n.º 13, intitulado «A Viabilidade da Política de Ajustamento», da autoria de Christian Morrisson, que assenta em estudos de casos de sucesso (ou de fracasso) na aplicação de políticas neoliberais. Note-se que os termos «neoliberal» e «austeridade» jamais são mencionados, mas na (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

Casamento forçado entre a Argentina e o FMI torna-se um fiasco

29-10-2018

Macri voa para os EUA, negoceia com o FMI e recebe um prémio de recompensa à sua liderança, enquanto decorre a quarta greve geral do seu mandato. Regresso de uma semana histórica à Argentina na tormenta.
Enquanto que o descontentamento do povo argentino cresce dia a dia, o presidente Mauricio Macri voa para os Estados Unidos. Em Nova York, ele prossegue as negociações com o FMI para rever o acordo já caduco apesar de ter sido assinado em junho, intervém na Assembleia da ONU e recebe um prémio que (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

AS ELEIÇÕES E AS AMEAÇAS DA EXTREMA-DIREITA PARA O BRASIL

28-10-2018

No próximo dia 28 de outubro acontecerá no Brasil o 2º turno das eleições, que definirá, principalmente, mas não apenas, o próximo presidente do país. Parte expressiva da imprensa internacional tem acompanhado o processo eleitoral brasileiro, enfatizando os riscos sociais e políticos que o país está correndo, caso o candidato da extrema-direita Jair Bolsonaro (Partido Social Liberal) alcance a presidência.
O avanço da extrema-direita no país e a possibilidade de captura do Estado brasileiro, caso (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

Nicarágua : De 2007 a 2018, Daniel Ortega teve o apoio do FMI e desenvolveu uma política a favor do grande capital nacional e internacional

25-10-2018

O detonador principal dos protestos sociais que tiveram início em Abril/2018 foram as medidas neoliberais impostas pelo governo de Daniel Ortega em matéria de segurança social, nomeadamente as reformas. Estas medidas correspondem às intenções do FMI, com o qual Daniel Ortega manteve excelentes relações depois de ter sido reeleito presidente do país em 2007. Aliás, o FMI felicitou o governo pelos seus feitos, num comunicado publicado em (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

A Economia Política do fascismo

11-10-2018

Nos anos 1930, década da maior crise econômico-social já ocorrida no capitalismo, o mundo se viu às voltas com o surgimento e crescimento do nazismo na Alemanha e de ideias e movimentos fascistas, que acabaram por assumir o poder em diversos países – principalmente na Europa, mas não exclusivamente.
A sua consequência mais imediata foi a instalação nesses países de regimes ditatoriais (Estados policiais), que destruíram o Estado de direito típico das democracias liberais: fechamento ou controle dos (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

México : Criação de um comité de lançamento do CADTM

05-10-2018

Segunda-feira passada, 1/Outubro/2018, na Cidade do México, decorreu a primeira reunião de lançamento do CADTM no México. Trinta pessoas reuniram-se na sala dos professores da Faculdade de Economia da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM). A UNAM foi e continua a ser um lugar de grandes lutas. Compreende 453.000 estudantes, professores e pessoal administrativo e é, juntamente com a Universidade de Buenos Aires, a principal universidade da América Latina.
A criação de um comité de (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

Brasil: Em audiência no STF, Fattorelli fala sobre o sistema da dívida e as privatizações

04-10-2018

Durante audiência Pública no Supremo Tribunal Federal, sobre privatizações de empresas públicas, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, relacionou os programas de privatizações ao sistema da dívida.

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

Dez anos mal contados e que contam muito

27-09-2018

Dez anos depois da falência do Lehman estamos pior. Concentração bancária, finança-sombra, austeridade e mais dívida. Sísifo vai voltar a fazer das suas.
É o décimo aniversário da crise do subprime? Não, está mal contado. É certo que a bancarrota do Lehman Brothers, em setembro de 2008, com a sua dívida de 613 mil milhões de dólares, foi, à época, a maior na história dos EUA. Mas já em 2007 vários fundos da finança-sombra tinham entrado em incumprimento e desde março de 2008 as grandes falências (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

A Argentina na tormenta

26-09-2018

O presidente argentino, Mauricio Macri, anunciou a 3 de setembro um plano de austeridade brutal sob supervisão do FMI. As pessoas expressam a sua raiva face ao aumento dos preços e aos cortes orçamentais.
Dezessete anos depois da crise de 2001 na Argentina, o governo Macri, chegado ao governo em dezembro de 2015, impôs um feroz plano de ajustamento estrutural contra a população, acompanhando o empréstimo do FMI. O país, que em 2018 assegura a presidência do G20, é um dos mais afetados pelo aumento (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

Resgates Bancários Após Lehman Brothers: União Sagrada para a Vigarice Sagrada

18-09-2018

Neste texto datado de 2008, Éric Tousssaint denuncia as respostas dos governos à crise bancária internacional e antecipa o que de facto aconteceu nos anos seguintes: aumento avultado da dívida pública e aceleração das políticas de austeridade. Explica também que o que iria acontecer era evitável, pois poderiam ter sido tomadas medidas radicais. Assinale-se que nessa época Éric Toussaint advogava a estatização dos bancos. Daí para cá a sua posição evoluiu, trata-se agora de socializar sob controlo cidadão (...)

- Português /
Categorias: CADTM

Brasil: Cultura, austericídio e o Estado mínimo

17-09-2018

A tragédia criminosa envolvendo o Museu Nacional no Rio de Janeiro nos entristece e nos revolta a todos. Muito já foi dito, ainda sob o impacto da emoção e da tristeza, a respeito da irresponsabilidade com que os dirigentes políticos trataram a questão ao longo dos últimos anos. No entanto, é necessário que se faça um balanço sério e rigoroso a respeito das condições que levaram a tal calamidade. Esse é o único caminho que pode evitar a repetição desse tipo de evento, ainda mais com as consequências (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

Portugal: As PPP e o sistema da dívida pública

03-09-2018

Portugal tornou-se rapidamente, a partir da década de 1990, o campeão europeu das parcerias público-privadas (PPP). Os encargos acumulados suportados pelo Estado português com este tipo de negócios elevam-se a cerca de um terço da dívida pública e ameaçam agravá-la a cada ano que passa. As PPP são um dos mecanismos mais fortes de transferência dos recursos públicos para o bolso dos investidores privados e é preciso perguntar como reage o actual Governo a este estado de coisas.
Em artigo recente, Raquel (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM