CADTM - pt

Subscribe to feed CADTM - pt CADTM - pt
CADTM, Comité pour l'abolition des dettes illégitimes
Actualizado: há 28 minutos 41 segundos atrás

Breve história das relações entre o Banco Mundial, o FMI e o Governo da Nicarágua

17-08-2018

A América Central é considerada pelo Governo dos EUA como fazendo parte da sua zona de influência exclusiva. A política adoptada pelo Banco Mundial em termos de empréstimos aos países da região é directamente influenciada pelas escolhas políticas do Governo dos EUA. O caso da Nicarágua e da Guatemala nos anos 1950 é perfeitamente claro.
«Um dos principais países devedores [ao Banco Mundial], do ponto de vista do número de empréstimos, era a Nicarágua, um país com um milhão de habitantes controlado pela (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

Nicarágua : Reflexões sobre a experiência sandinista dos anos 1980-1990, para compreender o regime de Daniel Ortega e de Rosario Murillo

08-08-2018

Em Julho de 1979 triunfou uma autêntica revolução, combinando o levantamento popular, a autoorganização das cidades e dos bairros revoltosos, assim como a acção da FSLN, organização político-militar de inspiração marxista-guevarista-castrista.
A FSNL não só acedeu ao poder, mas também substituiu o exército somozista por um novo exército ao serviço do povoNo decurso dos primeiros anos após o triunfo da revolução, tiveram lugar grandes transformações que diferem de outras experiências em que a esquerda chegou (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

A evolução do regime do presidente Daniel Ortega a partir de 2007

31-07-2018

A fim de ganhar as eleições presidenciais de Novembro de 2006, Daniel Ortega conseguiu tornar aceitável a sua eleição pelas classes dominantes, nomeadamente a associação patronal COSEP, a direcção da Igreja Católica representada pelo cardeal Obando y Bravo, os antigos presidentes Arnoldo Alemán e Enrique Bolaños, o FMI. Daniel Ortega fez também por conservar o apoio duma série de dirigentes das organizações populares sandinistas. E conseguiu alcançar este objectivo até aos dias de hoje. Os dirigentes em (...)

- Português /
Categorias: CADTM

Nicarágua: donde vem o regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo

22-07-2018

foto : Enterro de « Abel » Guadalupe Moreno / Photo : Dora María Téllez Leopoldo Rivas, Dora María, Ana Isabel Morales. Junho-1979
A repressão exercida pelo regime sobre quem protesta nas ruas da Nicarágua contra as políticas neoliberais brutais é uma das razões que levaram diversos movimentos sociais à condenação do regime do presidente Daniel Ortega e da vice-presidente Rosario Murillo.
A esquerda tem múltiplas razões para denunciar esse regime e as suas políticas. Para compreender isto, é necessário (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

Que se passa na Nicarágua? Três perguntas a Bernard Duterme

19-07-2018

Uma conversa entre Wahoub Fayoumi (RTBF) e Bernard Duterme (CETRI), emitida por La Première (RTBF, Bruxelas).
Os confrontos entre as forças da ordem e os manifestantes na Nicarágua fizeram 210 mortos desde 18 de abril. Os últimos episódios de violência ocorreram na segunda-feira [16-07-2018]. A aliança de oposição nicaraguense acusou o governo de Daniel Ortega de não dar provas de «abertura ou vontade política», nomeadamente no que se refere à proposta que visava antecipar as eleições de 2021 para (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

A verdade veio à tona: dinheiro é apenas uma nota promissória, e os bancos estão se deleitando com isto

18-07-2018

Na década de 1930, Henry Ford supostamente disse que era positivo que a maioria dos estadunidenses não soubessem como o sistema bancário realmente funciona, pois, se soubessem, “haveria uma revolução antes do próximo amanhecer”.
Semana passada algo notável aconteceu. O Banco da Inglaterra deu bandeira. Em um artigo chamado “A Criação de Dinheiro na Economia Moderna”, co-autorado por três economistas da Direção de Análise Monetária do Banco, eles afirmaram já de antemão que as concepções mais comuns de (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

Brasil: austeridade, dívida e comércio

11-07-2018

O Brasil é parte da nova crise comercial e cambiária. O real brasileiro também acusou o golpe. De 2014 para cá, o seu valor em comparação ao dólar foi reduzido pela metade, retrocedendo até o seu mínimo histórico desde a Grande Recessão de 2008-09: de R$4 para US$ 1
Acabo de voltar do Brasil, onde estive na reunião anual da Sociedade de Economia Política (SEP) da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, e nas faculdades de economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

O estado do ensino em Portugal: austeridade em molho béchamel

10-07-2018

Corre no país uma anedota que parte de uma afirmação do primeiro-ministro António Costa no início do seu governo: «virámos a página da austeridade», dizia ele, ao que a anedota acrescenta: mas a página seguinte já estava escrita e era a continuação da anterior.
São muitas as frentes sociais e profissionais em conflito com o governo ou com o patronato. Uma delas diz respeito à área da educação e ciência e envolve professores e investigadores científicos (bolseiros). Três ordens de razões lhe conferem especial (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

Brasil: Despesas com juros a todo vapor

09-07-2018

A crise de abastecimento acentuada pelo movimento dos caminhoneiros, a tentativa de paralisação dos petroleiros abortada pela arbitrariedade da Justiça do Trabalho e a comemorada renúncia de Pedro Parente do comando da Petrobrás terminaram por ofuscar a divulgação das tenebrosas informações oficiais a respeito dos efeitos provocados pela política fiscal do governo Temer.
No dia 30 de maio, às vésperas do feriado de Corpus Christi, o Banco Central tornou pública a versão mais recente de sua tradicional (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

Argentina: O FMI, a dívida odiosa e a pressão popular

02-07-2018

Agora sim, o acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) já está aprovado, assinado e com os primeiros 15 bilhões de dólares passando pelos cofres estatais argentinos. Chegaram num pacote que trouxe um presente extra: Morgan Stanley, um banco de investimentos e agente da bolsa, que atualiza um índice de qualificação dos países em três categorias (desenvolvidos, emergentes e fronteiriços), o que responde à lógica imposta pelos países desenvolvidos do mundo capitalista. Recentemente, a Argentina foi (...)

- Português / , , ,
Categorias: CADTM

Grécia: uma redução ilusória da dívida

24-06-2018

Eric Toussaint entrevistado por Marie Brette da TV5 Monde
Eric Toussaint, que lhe parece o acordo assinado pelos ministros da zona euro? A Grécia saiu da crise?
E. T.: Não é uma saída da crise. E de resto, ao nível da zona euro, não se pode dizer que a situação seja particularmente brilhante, nem sequer do ponto de vista dos dirigentes europeus. Este anúncio de redução da dívida é ilusório, uma vez que o stock da dívida não foi reduzido; trata-se simplesmente de adiar 10 anos o início do pagamento de (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

Como socializar o sector bancário

21-06-2018

Como os capitalistas demonstraram a que ponto são capazes de cometer delitos e incorrer em riscos – dos quais recusam assumir as consequências – com o único fim de aumentar os seus lucros, como as suas actividades implicam periodicamente um custo extremamente pesado para a colectividade, como a sociedade que queremos construir tem de ser orientada para a procura do bem comum, da justiça social e da reconstituição duma relação equilibrada entre os seres humanos e as outras componentes da natureza, é (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

A dívida odiosa segundo Alexandre Sack e segundo o CADTM

19-06-2018

Alexandre Nahum Sack (Moscovo, 1890 – Nova Iorque, 1955), jurista russo que leccionou em São Petersburgo e em Paris, é considerado um dos pais da doutrina da dívida odiosa. Esta doutrina, baseada numa série de jurisprudências, já fez correr rios de tinta. Segundo Alexander Sack, o que é uma dívida odiosa?
Eis o trecho mais citado do livro de Sack: «Quando um poder despótico contrai uma dívida, não em função das necessidades e interesses do Estado, mas sim para reforçar o seu regime despótico, para (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

Política de confidencialidade

11-06-2018

Este é o site web do CADTM internacional (Comité para a Abolição das Dívidas Ilegítimas), associação sem fins lucrativos, criada ao abrigo do direito belga, com sede na Rue Fabry, 35, Liège 4000 (Bélgica).
Recolha de informações pessoais Os dados recolhidos (formulários de inscrições ou assinatura, compra de publicações, etc.) são exclusivamente utilizados para fins internos e organizativos (ex.: seminários e encontros de Verão do CADTM), durante o tempo necessário a cada uma das utilizações acima (...)

- menupied_pt
Categorias: CADTM

Fundos abutre: a plutocracia contra o povo

07-06-2018

O povo dos países pobres mata-se a trabalhar para financiar o desenvolvimento dos países ricos. O Sul financia o Norte, e especialmente, as classes dominantes dos países do Norte. Por Jean Ziegler.
O meio de dominação mais poderoso atualmente é a dívida. Warren Buffet, considerado pela revista norte-americana Forbes um dos homens mais ricos do mundo, declarou há alguns anos à CNN que “tudo bem, existe uma guerra de classes, mas é a minha classe a que a criou e a controla e a que está a ganhar”.
O (...)

- Português /
Categorias: CADTM

Poor People's Campaign: Campanha do povo pobre está lançada e promete perturbar os Estados Unidos!

04-06-2018

Os meios de comunicação norte-americanos não dizem uma palavra; os europeus estão totalmente alheados, mas isso não significa que a «Campanha dos Pobres» (Campanha do Povo Pobre) não esteja lançada com ações que prometem marcar o curso do história nos Estados Unidos da América! Essas ações, que começaram em 13 de maio e durarão 42 dias, em 41 estados federais, cobrem todo o espectro dos oprimidos e suas lutas. Desenham uma agenda de protesto que está enraizada na realidade norte-americana e é (...)

- Português / ,
Categorias: CADTM

O Tribunal Constitucional emitiu o seu veredicto – vitória total contra o fundo abutre NML Capital

03-06-2018

Comunicado de imprensa
É uma vitória em toda a linha para o CADTM (Comité para a Anulação das Dívidas Ilegítimas), para o CNCD-11.11.11 e para o seu homólogo flamengófono, representados por Olivier Stein, do gabinete Progress Lawyers Network. No passado dia 31 de maio, o Tribunal Constitucional belga rejeitou o recurso do fundo NML Capital, que pedia a anulação da lei aprovada a 12 de julho de 2015, «relativa à luta contra as actividades dos fundos abutre», protegendo assim esta lei que é caso único a (...)

- Português /
Categorias: CADTM

Portugal: A negação do direito à habitação limita todos os outros direitos fundamentais

15-05-2018

A falta de habitações acessíveis a uma grande parte da população, juntamente com a apresentação de um projecto de lei de bases da habitação, [1] por iniciativa de Helena Roseta, [2] permite trazer o debate sobre a habitação para a ribalta. No entanto, este debate tem decorrido de forma enviesada, tanto por razões ligadas aos grandes interesses imobiliários em jogo – os quais, por sua vez, estão estreitamente ligados à propriedade dos meios de comunicação social, que ditam o curso da informação e do debate (...)

- Português / , ,
Categorias: CADTM

«Cedo ou tarde, surgirá nova crise financeira»

14-05-2018

Entrevista publicada a 17 de abril de 2018 pelo The Hindu, que distribui mais de um milhão de exemplares e é um dos principais jornais em língua inglesa na Índia.
Os reguladores, os governos, são responsáveis, diz Éric Toussaint, do Comité para a Anulação das Dívidas Ilegítimas.
As recentes bolhas que surgiram nos mercados bolsistas e financeiros anunciam uma crise financeira iminente, provavelmente mais forte e mais perigosa que a última, segundo Éric Toussaint – historiador, politólogo e porta-voz (...)

- Português / , , , , , ,
Categorias: CADTM